Receba a nossa Newsletter
e faça parte da comunidade
Cidade Biz.






Google
Web

    Cidade Biz


  Advillage
Se você quer reativar a memória, desligue a TV e coma mais peixe, diz pesquisa

Estudo australiano conclui que ler obras de ficção e fazer palavras cruzadas também ajudam

28.08.2006 - 17:58

Redação

Medidas como manter a TV desligada, fazer palavras cruzadas e comer mais peixe podem ajudar a melhorar a memória, segundo pesquisa australiana realizada junto a quase 30 mil pessoas.

O estudo apurou ainda que pessoas que lêem ficção têm memória melhor que aquelas que não fazem isso, e também que quem bebe muito tem mais dificuldade para lembrar nomes. Não foram constatadas diferenças entre homens e mulheres.

A neuropsicóloga Nancy Pachana, da escola de psicologia da Universidade de Queensland, diz, no entanto, que a televisão não é necessariamente ruim para a memória, já que a saúde e um estilo de vida ativo são mais importantes, relata a Reuters.

Ela diz ainda que a TV pode ser realmente uma atividade passiva, enquanto a leitura é ativa. "Qualquer atividade é melhor", afirma, embora considere de programas de perguntas e respostas são bons para a mente.

Chamada de National Memory Test, a pesquisa inclui exames como lembrança de lista de compras, nomes, rostos e ocupações, além de testes sobre memória de longo prazo e diferenças entre duas fotografias.

Os pesquisadores concluíram que aqueles que assistem a menos de uma hora por dia de tlevisão tiveram performance melhor em todos os testes de memória.

Além disso, aqueles que bebem menos de 2 drinks por dia tiveram um aproveitamento mais elevado e os que fazem palavras-cruzadas são melhores em lembrar listas de compras e nomes. Comer peixe uma vez por semana também melhora a memória.

Quem participou teve de preencher um formulário sobre seus hábitos, como consumo de álcool, tempo diante da TV e leitura.

O teste está disponível na internet (em inglês).


versão para impressão
envie a um amigo

  Advillage


Parceiros
Energia Mídia © Todos os direitos reservados


  últimas